terça, 01 de novembro de 2022 - 14:19h
Criança Alfabetizada: Governo forma professores para aplicação do Sispaeap 2022
O Sispaepap é uma avaliação que tem o objetivo de mensurar os índices educacionais dos municípios amapaenses.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Vandy Ribeiro / Ascom Seed
Essa é a última formação dos professores antes da aplicação da avaliação do Sispaeap.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) encerra, nesta terça-feira, 1º, o ciclo de formações para professores sobre Letramento Literário e os objetivos e critérios da aplicação do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá (Sispaeap). Participam educadores de 1º e 2º ano das redes estadual e municipal de ensino.

O Sispaeap é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada e tem o objetivo de mensurar os índices educacionais no Amapá - os resultados da avaliação são estratégicos pois auxiliam na elaboração de políticas públicas de ensino e incidem sobre a distribuição do ICMS aos municípios. Este ano, o exame acontece nos dias 9 e 10 de novembro.

A formação é ministrada por bolsistas do Criança Alfabetizada. A formadora municipal do programa Cleziane Quintela acredita que esses momentos ajudam na organização dos objetivos.

"Os professores precisam dessa formação continuada para refletir práticas pedagógicas. Assim, avançamos no processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos”, disse Quintela.

A secretária de Educação Goreth Sousa acolheu os professores presentes e reconheceu o comprometimento deles nas quatro formações do PCA que ocorreram esse ano.

“Hoje estamos encerrando o ciclo de formações de vocês e eu tenho certeza que os nossos objetivos de alfabetização serão cumpridos com êxito por cada um de vocês dentro de cada escola, pois estão alinhados com o os objetivos do nosso programa”, pontuou Goreth.