sábado, 18 de maio de 2019 - 12:02h
Escola de Gestão Compartilhada Militar oferta ação de saúde e cidadania no bairro Pantanal
Ação é ofertada uma vez por ano na Escola Risalva do Amaral, na zona norte de Macapá, como forma de estimular o autocuidado.
Por: Ailton Leite
Foto: Marcio Pinheiro/Secom
Evento também é para aproximar a escola das famílias

Consultas médicas, vacinação, palestras educativas de prevenção a substâncias entorpecentes e emissão de documentos, foram alguns dos muitos serviços oferecidos neste sábado, 18, na Escola de Gestão Compartilhada Militar Risalva Freitas do Amaral. Localizada no bairro Pantanal, na zona norte de Macapá, a escola tem gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed) e Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AP). E todo ano realiza a Ação de Saúde e Cidadania como forma de aproximar a instituição de ensino, das famílias. O evento já está na sua 3ª edição buscando contribuir para a promoção da saúde e cidadania no âmbito escolar.

Foram ofertados diversos atendimentos de saúde nas áreas de clínica geral, pediatria e ginecologia, atendimento odontológico, vacinação contra a gripe e HPV. A diretora da escola é a capitã BM Greice Pantoja. Ela observa que, com a saúde em dia, os alunos ficam mais dispostos para aprender e obter um bom desempenho nos estudos. E não somente os alunos, como também os professores e demais profissionais que atuam na escola, necessitam de cuidados, além dos pais dos estudantes.

Para a militar, esse tipo de ação estimula os participantes a cuidarem mais de si mesmos e, diagnosticar o quanto antes, alguma patologia que de repente desconhecem e iniciar logo o tratamento adequado. “Também oferecemos palestras aos nossos estudantes com diversos temas, como por exemplo, gravidez na adolescência, Policamento Escolar e convidamos acadêmicos de psicologia de um faculdade particular para discutir sobre a valorização da vida, prevenção da automutilação e suicídio”, explicou a capitã BM Greice Pantoja.

Estudante do 8º ano da Escola Risalva do Amaral, Andressa Monteiro, participou da ação e aproveitou para se vacinar. “É uma ação importante que garante a melhoria da saúde dos alunos, dos servidores e da comunidade”, reforçou.

A vigilante Roseli de Jesus Costa, que tem dois sobrinhos que estudam na escola de gestão compartilhada militar, foi uma das moradoras do bairro Pantanal que procuraram a instituição para receber os serviços ofertados. “Essa ação nos proporciona a oportunidade de ter alguns atendimentos que por conta da falta de tempo, por exemplo, a gente acaba deixando de verificar”, analisou.

Roseli fez uma observação sobre as mudanças na imagem da escola depois que ela passou a ter gestão compartilhada entre a Seed e CBM/AP. "Mudou radicalmente. Antes, ela era muito difamada aqui no bairro e, depois que foi implantado esse modelo de ensino mudou muita coisa, principalmente a disciplina dos alunos e a segurança no entorno do colégio”, acrescentou.

O evento contou com a parceria do Centro de Saúde do CBM/AP, Estratégia Saúde da Família (ESF), Super Fácil, Serviço Social do Comércio (Sesc), Polícia Militar e instituição de ensino superior.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá