quinta, 09 de março de 2023 - 14:39h
Secretaria de Educação inicia ciclo de formação para coordenadores municipais do Programa Criança Alfabetizada
A formação acontece durante dois dias no período da manhã e tarde e tem como objetivo a multiplicação da formação para os gestores escolares dos 16 municípios do estado do Amapá.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Vandy Ribeiro / Ascom Seed
A Formação está acontecendo no auditório do prédio administrativo da Seed.

Na manhã desta quinta-feira, 9, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) promoveu a I Formação de 2023 para os coordenadores municipais do Programa Criança Alfabetizada. A ação conta com a participação de 45 pessoas, entre coordenadores municipais e técnicos das Secretarias Municipais de Educação dos 16 municípios do estado amapaense.

O objetivo é capacitar os coordenadores municipais do programa e técnicos das Semed´s que são responsáveis pela multiplicação dessa mesma formação com os gestores escolares dos demais municípios do estado. A Formação será encerrada na tarde desta sexta-feira, 10.

Em parceria com a Associação Bem Comum, a Seed teve também a presença do convidado Cleverson Lino, especialista em formação de gestores do estado do Piauí que palestrou sobre o perfil de liderança dos gestores.

Silvani Ferreira, coordenadora municipal de Pedra Branca do Amapari há 4 anos, estava participando da cerimônia de abertura da programação e explicou como essas formações auxiliam no seu trabalho de multiplicação da formação.

“Elas dão suporte e ferramentas que podem nos auxiliar a trabalhar os resultados das avaliações para melhorarmos nossas ações dentro do processo de ensino e aprendizagem da Rede. Além de nos ajudar a trabalhar o espírito de liderança dos nossos gestores”, pontuou Silvani.

Débora Vale, coordenadora geral do programa de alfabetização, acredita que as Formações são sempre diferentes e inovadoras, mas necessárias para entender quais ações funcionam ou não nas escolas.

“É o momento que compartilhamos nossas experiências, o que gera oportunidades de mudanças eficazes no processo principalmente de alfabetização dos estudantes. Haverá mais duas formações durante esse ano para que possamos trabalhar várias competências”, disse Débora.

As próximas Formações acontecerão nos dias 25 e 26 de maio e 21 e 22 de setembro. Apesar do local ainda não estar confirmado, ocorrerão sempre na cidade de Macapá.

Programa Criança Alfabetizada

O Programa Criança Alfabetizada funciona por meio de termo de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Amapá e os 16 municípios, para transformar a realidade educacional com o compromisso de alfabetizar todas as crianças amapaenses na idade certa, em regime de colaboração. O PCA trabalha também com material didático regionalizado, do 1º ao 5º ano do fundamental, produzido por professores autores amapaenses. O investimento feito pelo governo nos livros didáticos soma, atualmente, mais de R$ 4 milhões.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá