segunda, 16 de janeiro de 2023 - 21:26h
Governo do Amapá inicia entrega de 75 mil kits de livros didáticos para as escolas públicas dos 16 municípios
Os livros, de autoria de professores amapaenses, irão contemplar alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental.
Por: Cleia Andrade
Foto: Glauber Tiriyó

A partir desta terça-feira, 17, o Governo do Amapá começa a entregar os kits didáticos para as escolas municipais e estaduais dos 16 municípios do estado, por meio do “Criança Alfabetizada”, um programa de Governo que tem como meta a alfabetização na idade certa.

A distribuição será feita de forma gradativa pela Secretaria de Estado de Educação (Seed). Inicialmente, serão atendidos os municípios de Macapá e Santana, por concentrarem a maior demanda de alunos.

A previsão é que todas as escolas públicas dos 16 municípios recebam seus kits até antes do início do ano letivo, previsto para o dia 23 de fevereiro.

“Nossa meta é começar o ano letivo já com os livros nas escolas para que as crianças iniciem as aulas com o material em mãos. Essa é uma das políticas de fortalecimento do governo do estado no processo de alfabetização dos alunos dos anos iniciais. Importante destacar que o Programa Criança Alfabetizada é desenvolvido por meio de termo de cooperação técnica e financeira entre o Governo do Amapá e os 16 municípios, ou seja, seguimos um regime de colaboração”, frisou a secretária de Educação do estado, Sandra Casimiro.

Material regionalizado

Os livros são de autoria de professores amapaenses e irão contemplar alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. O material conta com dois tipos de kits, um direcionado para os alunos, e outro para os professores.

Cada kit contém 4 livros que serão utilizados ao longo do ano. Cada exemplar conta com os componentes curriculares de matemática, língua portuguesa, história, ciências e geografia. O aluno usará 1 livro por bimestre. O governo investiu mais de R$4 milhões na confecção dos kits.

“O material se diferencia dos demais livros didáticos por apresentarem estratégias de desenvolvimento das aulas, através de metodologias ativas, tornando as aulas mais atrativas, possibilitando o protagonismo estudantil e o avanço na qualidade de ensino”, disse o coordenador de Políticas Educacionais da Seed, Cleiberton Souza.