quarta, 18 de janeiro de 2023 - 13:19h
Primeiro encontro de gestores 2023 acontece nesta quarta-feira, 18
Além de promover a formação continuada dos profissionais, a ação visa o planejamento estratégico de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano letivo.
Por: Bárbara Ribeiro
Foto: Bárbara Ribeiro / Ascom Seed
O NAE 08 reuniu os gestores, secretários escolares e pedagogos de seis instituições estaduais de ensino dos bairros Beirol, Pedrinhas e Araxá.

Na manhã desta quarta-feira, 18, o Governo do Amapá realizou o primeiro encontro de gestores de 2023. A ação foi organizada pelo Núcleo de Apoio Educacional 08 (NAE-08), que pertence à Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O primeiro encontro de gestores de 2023, promovido pelo NAE 08, além de visar a formação continuada dos professores, gestores e pedagogos, serve como um planejamento prévio de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano nas instituições de ensino.

Dessa vez a formação continuada aconteceu por meio de uma palestra ministrada pela terapeuta comportamental Ruimarisa Martins, que acredita no envolvimento de todos os colaboradores no processo educacional.

"Empoderar o colaborador, fazer ele se sentir comprometido com os desafios da instituição é apostar numa solução de sucesso para os desafios que a educação pública nos traz.", afirmou Ruimarisa.

Em torno de 1h e meia, a terapeuta discorreu sobre cinco pilares essenciais para um bom direcionamento e retorno das ações na gestão de uma escola. São eles: liderança, comunicação, treinamento e desenvolvimento, trabalho em equipe e processos.

Uma das organizadoras do encontro, Maria Rita Duarte, acredita que essas ações melhoram e auxiliam a gestão de uma escola.

"A terapia comportamental é uma ferramenta atual que pode auxiliar no processo de gestão escolar. Nossos profissionais precisam dessas capacitações que conversem com o mundo de hoje para suprir as demandas do estudante atual”, disse a organizadora.

O NAE 08 é responsável pelas Escolas Estaduais Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, Zolito de Jesus Nunes, Elcy Lacerda, Roberto José Moraes de Castro, Raimunda Virgolino e São Francisco das Chagas, situadas nos bairros do Beirol, Pedrinhas e Araxá.