quinta, 24 de setembro de 2020 - 17:20h
Círio 2020: Seed celebra missa em homenagem a Nossa Senhora de Nazaré
O evento antecipa o Círio de Nazaré 2020. Uma missa com a presença do bispo Dom Pedro José Conte, servidores e gestores da Seed foi realizada no pátio do órgão.
Foto: Vandy Ribeiro

Os servidores da Secretaria de Estado da Educação (Seed) receberam, na manhã desta quinta-feira, 24, a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré em preparação ao Círio 2020. A imagem foi recebida pelas mãos da gestora da pasta, Goreth Sousa e contou com uma missa celebrada pelo bispo Dom Pedro José Conte.

Este ano, devido a pandemia, a tradicional procissão será transformada em percursos de imagens em veículos. Outras celebrações religiosas também acontecerão, de forma descentralizadas, nas paróquias.

Na ocasião foram realizados momentos de oração, reflexão e lembrança dos 54 servidores da Seed que perderam a luta para a Covid-19. O evento aconteceu no pátio da secretaria e contou com a presença de servidores, gestores e devotos que acompanham a peregrinação da Santa.

Para o bispo Dom Pedro Conte, que conduziu a liturgia com louvor e benção, a educação cumpre um papel fundamental para as novas gerações.

“Claro que o momento do Círio é sempre um momento bonito, mas também é uma oportunidade de resgatar o sentido da nossa fé como cristãos católicos. Estamos aqui porque entendemos que a educação, além de muitas coisas, nos faz entender a diversidade religiosa. Essa religião que nos ajuda a aceitar as dificuldades e nos incentiva a escolher o melhor. A educação tem uma grande missão a cumprir para que as novas gerações sejam melhores que a nossa”, disse o bispo.

A professora Jucirene Abreu, que está lotada no Centro de Valorização da Educação (CVEduc), conta que participa todos os anos do Círio de Nazaré e pontua que o momento é atípico, mas que os cuidados foram tomados para que a tradição fosse mantida no órgão.

“Em anos anteriores teríamos uma grande participação de servidores. Devido a essa pandemia tomamos todos os cuidados para manter o distanciamento com objetivo de garantir a confraternização entre os irmãos, recebermos e agradecermos as bençãos recebidas”, concluiu Jucirene.

Os servidores louvaram a mãe de Jesus, partilharam a palavra de Deus e realizaram a consagração à Nossa Senhora de Nazaré com devoção e muita fé.

Servidora da Seed, Sarah Barbosa é professora e evangélica. Segundo ela, participar de um momento como esse só demonstra a importância da união entre as pessoas.

“É muito importante esse momento porque nos traz empatia. Muitos colegas perderam parentes ou amigos nessa pandemia, então aqui encontramos o sentido de união e amor em Cristo”, comentou Sarah.

De acordo com a secretária de Educação, Goreth Sousa, esse é também um momento de reflexão, gratidão pela vida e pelas conquistas na política educacional.

“É um momento de união, mas também de agradecimento pela vida. Claro, aqui nos solidarizamos pelos nossos colegas que perdemos nessa pandemia, e pedimos oração e consolo a todos os seus familiares. Agradecemos pela força que recebemos através da fé para alcançarmos nossos objetivos na educação, trabalhando para que cada aluno e cada professor também se sintam acolhidos e respeitados”, argumentou a secretária de Educação.