sexta, 27 de janeiro de 2023 - 12:04h
Sispaeap: Seed analisa dados de avaliações diagnósticas e de fluência em leitura
Os exames foram aplicados em 2022 para estudantes do 2º ano do ensino fundamental. Dados mostram que apenas 6% dos estudantes avaliados são leitores fluentes.
Foto: Vandy Ribeiro
Os exames são feitos em parceria entre a Seed e o CAEd/UFJF.

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou nos dias 26 e 27 de janeiro, no auditório da instituição, a Oficina de Entrega dos Resultados da Avaliação do Sispaeap - Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Amapá, que foi aplicada durante o ano de 2022 para os estudantes do 2º ano do ensino fundamental da rede estadual e municipais.

O evento reuniu secretários municipais de Educação, técnicos da Seed, consultores de avaliação, consultores de formação, bem como representantes da Undime e do Ministério Público para conhecer os dados dos estudantes das escolas públicas que estão em fase de alfabetização.

Implementado em 2019, o Sispaeap é uma ação estratégica do Programa Criança Alfabetizada e tem o objetivo de mensurar os índices educacionais no Amapá - os resultados da avaliação são estratégicos pois auxiliam na elaboração de políticas públicas de ensino e incidem sobre a distribuição do ICMS aos municípios.

Os exames são feitos em parceria entre a Seed e o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF).

Duas provas são realizadas com os estudantes ao longo do ano. A primeira é a avaliação de fluência em leitura e a segunda é uma avaliação diagnóstica em língua portuguesa e matemática.

O Sispaeap 2022 alcançou 83% das escolas da rede estadual e municipais voltadas ao ensino fundamental. Segundo os testes, 65% dos estudantes avaliados do 2º ano do ensino fundamental da rede pública estão em fase de pré-leitor, 29% como iniciantes e, por fim, apenas 6% dos estudantes com a fluência em leitura adequada para a etapa de ensino.

Cada estudante é avaliado individualmente e seu desenvolvimento pode ser classificado como pré-leitor, iniciante e fluente em leitura. Os resultados alcançados podem ser consultados por meio de plataforma e são disponibilizados para as redes e escolas, desta forma o monitoramento consegue dar subsídios para implementar novas abordagens pedagógicas aos estudantes que estão com menor rendimento escolar.

“Temos poucos estudantes com média alta e muitos com baixa. Mostra que o ensino tem qualidade, mas é desigual. A avaliação educacional em larga escala é importante porque ela levanta os dados da realidade e dá possibilidades de reagir”, considerou Josiane Toledo, supervisora de entrega de resultados de avaliação educacional do CAEd / UFJF.