quinta, 02 de março de 2023 - 15:16h
‘Sempre acreditei que ia passar estudando com determinação’, diz aluno da rede estadual aprovado em dois cursos pelo Sisu
Ryan Pantoja é aluno da Escola Alexandre Vaz Tavares e foi aprovado nos cursos de Engenharia Elétrica e Física, na Unifap.
Foto: Divulgação
O estudante Ryan Pantoja, da Escola Alexandre Vaz Tavares, comemorou a aprovação com a mãe (à dir.) e amigos

Foi com uma rotina de estudos organizada e muita determinação que o estudante da rede pública estadual Ryan Pantoja, de 17 anos, conseguiu a tão sonhada aprovação na Universidade Federal do Amapá (Unifap), pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), cujo resultado foi divulgado na última terça-feira, 28.

O jovem teve um bom desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): apenas na redação, ele fez 940 pontos, o suficiente para conquistar a segunda colocação no curso de Engenharia Elétrica, que é sua primeira escolha. Ele também foi aprovado para cursar Física.

Para Ryan, o apoio recebido na Escola Estadual Alexandre Vaz Tavares, onde cursou todo o ensino médio, foi essencial para alcançar o resultado. Na última quarta-feira, 1º, ele foi à unidade de ensino agradecer aos seus professores e ao corpo técnico por todo o apoio durante essa jornada.

"A minha profissão do futuro é na área da Engenharia Elétrica e sempre acreditei que dava para passar estudando com determinação. Pela manhã, ia para escola e à tarde estudava em casa, com a minha mãe. Estudava muito redação. Meus professores de língua portuguesa e matemática me ajudaram muito também”, comentou o estudante.

A mãe de Ryan, Cleonete Pantoja, é professora dos anos iniciais do ensino fundamental, mas está desempregada. Ela e o filho estavam estudando juntos. Ryan com foco no Enem e Cleonete em concursos públicos.

"Nossa família é humilde. Fizemos uma tabela de estudos e com foco, disciplina, fé e determinação o resultado veio. Não é fácil ser mãe sozinha, digo que é Deus nos conduzindo e colocando amigos no nosso caminho, pois além dos professores, outras pessoas nos ajudaram nessa preparação”, disse a mãe do aluno.

O diretor do Alexandre Vaz Tavares, Ivan Serrão, detalha que o sucesso do aluno é fruto de um trabalho conjunto. "A mãe do Ryan veio nos agradecer, mas também é um resultado do acompanhamento da família, que faz toda diferença”, pontuou o gestor.

Sisu
A lista dos aprovados do Sisu está disponível no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os selecionados na chamada regular terão de 2 a 8 de março para efetuar a matrícula.

Caso o estudante não tenha sido aprovado, pode manifestar interesse em participar da lista de espera da 1ª ou da 2ª opção de curso, no período de 28 de fevereiro a 8 de março. Os resultados serão divulgados posteriormente pelas próprias universidades.