segunda, 09 de março de 2020 - 12:11h
‘Foi a realização de um sonho’, diz estudante que participou de intercâmbio no exterior
Oportunidade veio através de programa ofertado pelo Governo do Amapá em parceria com empresa BP e AFS. Inscrições encerram nesta segunda-feira, 9.
Por: Por: João Marcos Chaves
Foto: Arquivo Pessoal/Caio Vinícius Souza
Caio Vinicius Souza conheceu, através do intercâmbio, a cidade de Houston, no Texas (EUA).

 

Passar 30 dias estudando no exterior com passagens aéreas e todas as despesas com alimentação e hospedagem pagas é o sonho de muitos estudantes. Caio Vinícius Souza teve a oportunidade de realizar esse sonho em 2019. Na época, estudante da rede estadual, o jovem participou da seleção do programa Global STEM Academies e foi um dos 4 amapaenses selecionados. Ele escolheu conhecer os Estados Unidos.

“Passei quatro semanas na cidade de Houston, no Texas. Foi maravilhoso para meu crescimento pessoal, pois eu tinha atividades interculturais toda semana, conhecendo outras culturas e a mim mesmo. Para mim foi a realização de um sonho”, destacou Caio.

Hoje, acadêmico do curso de engenharia química na Universidade Estadual do Amapá (Ueap), Caio destaca os campos de aprendizagem abordados pelo programa de intercâmbio, que serviu de inspiração na escolha do curso de ensino superior.

“Foi uma ótima oportunidade para conhecer os lugares propostos pela equipe da BP, como a NASA e a sede da Companhia BP. Os dias de foram fantásticos. Percebi o quanto são desenvolvidos e me inspiraram ainda mais a estudar e poder escolher o meu futuro” relatou.

A estudante Barbara Monique, de 17 anos, disse que até hoje não acredita que viveu essa experiência. Após tentar duas vezes o processo seletivo, conseguiu a aprovação também em 2019.

“Eu tentei por duas vezes, desanimei quando não passei a primeira vez, mas, não desisti, e no ano seguinte passei. Tive a oportunidade de conhecer outro país e viver uma experiência que só me fez uma pessoa melhor e com capacidade de seguir meus sonhos”, disse.

O programa Global STEM Academies é uma parceria entre a empresa BP, AFS e o Governo do Amapá que oferece vagas para intercambio no exterior desde 2016. São 4 vagas ofertadas para estudantes da rede pública do Amapá. O intercâmbio tem duração de quatro semanas e o selecionado pode escolher entre os países Estados Unidos, Egito ou Índia.

Seleção 2020

As inscrições seguem abertas até o dia 9 de março e podem ser feitas através do site https://application.afs.org/bp/s/afslogin. Os inscritos, além de preencherem alguns requisitos, precisam passar por três etapas até o resultado final, entre elas uma entrevista.

Critérios para participar

  • Ter nascido entre 1 de dezembro de 2002 e 01 de junho de 2005
  • Estar cursando o ensino médio em escola pública
  • Ter nível de inglês intermediário
  • Histórico escolar que comprove bom desempenho nas disciplinas de ciências, física, química e matemática
NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá