sexta, 11 de setembro de 2020 - 13:56h
Formação de professores: 4 mil vagas estão abertas para especialização em educação profissional e tecnológica
Estão aptos a participar da seleção os docentes da rede pública estadual que atuam em disciplinas de áreas técnicas dos cursos de educação profissional e tecnológica.
Foto: Erich Macias
O curso tem ênfase na docência e a seleção é destinada a professores das redes estaduais e distrital.

As inscrições para o processo seletivo do curso de pós-graduação lato sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica destinado a professores da rede estadual seguem até o dia 24 de setembro. Para ter acesso ao edital e às inscrições basta acessar este link. O curso será ofertado na modalidade à distância (EAD).

Ao todo, são 4.320 vagas ofertadas em todas as unidades da federação. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). As redes estaduais tiveram até o dia 14 de agosto para participar do processo. A cada uma delas foi destinada uma parcela de vagas.

Estarão aptos a participar dessa seleção os docentes das redes públicas estaduais que atuam em disciplinas de áreas técnicas de cursos de educação profissional e tecnológica e que possuam diploma de nível superior em qualquer área do conhecimento.

O edital prevê ainda reserva de vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência. O processo seletivo se dará por sorteio, previsto para ocorrer em 28 e 29 de setembro.

Vagas para o Amapá

Para o Amapá, que teve de estabelecer parceria com polos EaD para as atividades presenciais de capacitação, além de outras ações de apoio ao curso, são 160 vagas disponíveis com a divisão por polos ficando:

• Polo Macapá: 80 vagas, sendo 56 para ampla concorrência, 20 para cotas de negros, pardos e indígenas e 04 para pessoas com deficiência;
  • Polo Santana: 40 vagas, sendo 28 para ampla concorrência, 10 para cotas de negros, pardos e indígenas e 02 para pessoas com deficiência;
  • Polo Oiapoque: 40 vagas, sendo 28 para ampla concorrência, 10 para cotas de negros, pardos e indígenas e 02 para pessoas com deficiência.

Curso
Com um total de carga horária em 460 horas, o curso terá duração de 12 meses. Estará sendo ofertado na modalidade a distância com atividades avaliativas aplicadas presencialmente nos polos de apoio indicados pelas redes de ensino.

Mais de cem polos estarão à disposição do processo com endereço e a cidade apresentados pelo edital do certame. As aulas têm início previsto para o dia 26 de outubro deste ano e devem ser encerradas até o dia 17 de dezembro de 2021.