sexta, 09 de agosto de 2019 - 17:37h
Seed inicia capacitação sobre a BNCC e Referencial Curricular Amapaense
Participaram do primeiro encontro mais de 300 professores de educação infantil e ensino fundamental de Oiapoque, Amapá e Calçoene.
Foto: Erich Macias/Seed
Além dos encontros presenciais, o professor receberá a complementação da carga horária em curso de 30 horas de educação à distância

A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) iniciam neste mês as formações dos profissionais da educação para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e do currículo de referência alinhado à base. O I Encontro de Formação Continuada BNCC e Referencial Curricular Amapaense foi realizado nos dias 8 e 9 de agosto, em Macapá.

Os encontros formativos foram divididos em oito blocos. Participaram deste primeiro encontro professores da educação infantil e do ensino fundamental dos municípios de Oiapoque, Calçoene e Amapá, tanto da rede estadual quanto das respectivas redes municipais. A formação visa apresentar as principais características do Referencial Curricular Amapaense (RCA) e esclarecer dúvidas.

A partir de 2020, o Referencial Curricular Amapaense - Educação Infantil e Ensino Fundamental vai orientar e nortear o trabalho pedagógico dos professores nas escolas. O currículo foi elaborado através do Regime de Colaboração entre o Estado e os 16 municípios.

“Estamos com mais de 300 professores recebendo, nesse primeiro momento, a formação do referencial curricular amapaense. Esse espaço é para fazermos a socialização das principais mudanças. O objetivo é atingir os professores de todas as redes por meio do regime de colaboração”, explicou o coordenador geral da Pró BNCC no Amapá pela Undime, Jonas Dias.

O encontro formativo possui carga horária de 16 horas presenciais. Após essa introdução, o professor receberá a complementação dessa carga horária em curso de 30 horas de educação à distância. A capacitação visa colaborar para que o RCA se torne prática em sala de aula. Após a formação online, haverá um acompanhamento para ver como está ocorrendo esse processo de implementação no Estado