quarta, 13 de janeiro de 2021 - 19:14h
Governo inaugura espaços para inovar o processo de ensino-aprendizagem em escolas de Macapá
Escolas estaduais Serafini Costaperária e Ruth Bezerra receberam a Sala de Planejamentos Pedagógicos.
Por: Valdeí Balieiro
Foto: Valdeí Balieiro
O ambiente é padronizado e feito pesando em um contexto de educação cada vez mais integrada.

As escolas estaduais Professora Ruth Bezerra e Serafini Costaperária, na zona norte de Macapá, agora contam com a Sala de Planejamentos Pedagógicos. Idealizado pela a Secretaria de Estado da Educação (Seed), o espaço é voltado para incentivar uma educação cada vez integrada.

O projeto foi impletado em setembro de 2020 e, agora, já é uma realidade em 25 escolas estaduais. De forma gradual, a Sala de Planejamentos Pedagógicos deve ser estender para outras 115 unidades de ensino. O ambiente foi planejado para ser um local de integração e de troca de experiências entre professores e coordenadores pedagógicos.

Os novos espaços contam com computadores com acesso à internet, bloco de cavalete, projetor e tela de projeção, mesas e cadeiras compartilhadas, além de painéis para visualização das metas, indicadores e principais informações da escola.

De acordo com a secretária de Educação, Goreth Sousa, o momento exige que os profissionais planejem, cada vez mais, as práticas pedagógicas antes de executarem na escola.

“Precisamos parar, sentar e discutir sobre nossas ações no ambiente escolar. Daí a importância desse ambiente para a coordenação pedagógica. Casa vez mais precisamos aprender conteúdo que nos possibilitem trabalhar com cada estudante”, disse Goreth.

Planejamento

A escola Serafini Costaperária, conta com 637 estudantes e 30 professores de sala de aula. Para a coordenadora pedagógica da unidade, Gleice Kelli Monteiro, o novo espaço possibilitará planejar a escola como um todo.

“A gente tem o costume de se atentar somente às práticas pedagógicas da escola, mas esse espaço, por ser completo, é um ambiente maravilhoso e que vai nos possibilitar planejar a escola como um todo. Quando o pedagogo está num ambiente assim, o planejamento e o bem-estar fluem”, conta Monteiro.

Incentivo para o educador

Na escola Ruth Bezerra, que possui 987 estudantes, Alana Reis, coordenadora pedagógica da unidade, conta que a sala será mais um recurso que os educadores poderão utilizar com intuito de melhorar as suas aulas e a relação com os discentes.

“Esse ambiente vem colaborar muito com a escola. Prevejo que daqui sairão muitos projetos, muitos ganhos e estudos. Planejaremos em segurança e motivaremos o professor para que consiga uma dar uma excelente aula”, pontou a coordenadora.