terça, 13 de abril de 2021 - 15:40h
Governo do Amapá acompanha desenvolvimento do Plano Anual de Educação dos municípios
Objetivo é dialogar sobre planejamento e a estratégia de cada Secretaria Municipal de Educação para o ano letivo de 2021.
Foto: Divulgação/Seed

O Governo do Amapá acompanha o desenvolvimento do Plano de Trabalho Anual de Educação dos 16 municípios por meio de encontros online que iniciaram na última segunda-feira, 12. O foco são as ações que viabilizam a aprendizagem dos estudantes do ciclo de alfabetização em tempos de ensino remoto.

A estratégia se estende até quinta-feira, 15, e faz parte do Regime Colabora Amapá. O acompanhamento é executado por técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

O Plano de Trabalho Anual busca dar continuidade ao acompanhamento das escolas e à recuperação da aprendizagem dos estudantes durante a pandemia de covid-19, para nortear as ações pedagógicas trazidas pelos planos das secretarias municipais com um olhar atento e cuidadoso às dificuldades e defasagens de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

Durante os encontros, são abordados o diagnóstico realizado pela rede municipal de ensino e as ações que serão desenvolvidas para o ano letivo de 2021. Além disso, busca-se adaptar as estratégias do Programa Criança Alfabetizada à realidade de cada município.

O público-alvo da estratégia é formado por secretários municipais de Educação e suas respectivas equipes técnicas, incluindo coordenadores e formadores locais do Criança Alfabetizada.

Para Cláudia Silva, coordenadora do Programa, essas ações mostram a aproximação entre Estado e municípios com foco na educação.

“Nesses encontros, construiremos juntos cada ponto abordado no Plano de Trabalho Anual. Nossa intenção é ter acesso à ideia que as secretarias tiveram e contribuir com eles para que todas as escolas, sejam elas estaduais ou municipais, ofereçam atendimento e educação de qualidade”, disse Cláudia Silva.