terça, 11 de outubro de 2022 - 16:29h
Projeto FrancEcolab: pela 2ª vez, estudantes da Escola Marly Maria conquistam prêmio internacional
O conto “Aventura de Davi, o boto-tucuxi”, produzido e ilustrado pelos alunos, garantiu o bicampeonato.
Por: João Marcos Chaves
Foto: Arquivo pessoal
A escola participa pelo segundo ano do concurso.

A Escola Estadual de Classe Bilíngue Marly Maria, localizada no Conjunto Macapaba, conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o 1° lugar no Concurso Internacional FrancEcolab. O bicampeonato veio através do conto “Aventura de Davi, o boto-tucuxi”, inscrito pelos estudantes do 4º e 5º ano, que disputaram o prêmio na categoria Fundamental I.

Este ano o certame abordou como temática a proteção da biodiversidade e contou com a participação de escolas de todo Brasil, que elaboraram projetos sobre a importância da educação ambiental, da conscientização e da preservação do meio ambiente.

O conto “Aventura de Davi, o boto-tucuxi”, escrito em português e francês, relata a história da ameaça de extinção dessa espécie marinha da Amazônia, enfatizando a consciência sobre a necessidade de protegermos os oceanos e rios. As crianças desenvolveram a história e as ilustrações com a ajuda dos professores. 

Como premiação, a Escola Marly Maria, que oferta ensino bilíngue em francês e português, recebeu uma viagem com acompanhante com destino a Recife para participar do Seminário FranceEcolab, de 20 a 23/10/2022, além de materiais didáticos para a unidade de ensino.

Para ler o conto, clique AQUI

A Professora Ivanete Gomes, coordenadora linguística da Escola Bilíngue Marly Maria, enfatizou a importância educativa desse prêmio e a alegria pelo resultado obtido. 

As crianças aprenderam a criar um conto e a ilustrá-lo com elementos da natureza. Procuramos caprichar ainda mais no livro deste ano e ficamos muito satisfeitos com o resultado final. Tínhamos grande esperança de ganhar novamente o concurso”, disse a professora.

A divulgação dos vencedores aconteceu no dia 4 de outubro, pelo canal YouTube do Serviço de Cooperação Educativa e Linguística da Embaixada da França.

Em 2021, a escola conquistou o prêmio com a produção do conto “Rita, uma tampinha do fundo do oceano”. Leia AQUI!

Sobre o concurso

O concurso FrancEcolab 2022 é uma iniciativa da Embaixada da França e a Fondation Tara Océan, em parceria com a  Câmara de Comércio França Brasil (CCIFB), de instituições nacionais e internacionais – a exemplo da Unesco e do Pnuma –, e empresas da rede associada como L’Oréal Brasil e ENGIE. O objetivo do concurso é sensibilizar os jovens sobre as suas responsabilidades ambientais e acompanhá-los em seus compromissos de ecocidadãs.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá