terça, 14 de setembro de 2021 - 12:15h
Movimento busca ativa encoraja estudantes voltarem para a escola
Com a pandemia muitos jovens pararam de estudar. O Governo do Estado realiza ações para trazer de volta crianças e adolescentes para o ambiente escolar.
Por: Fernando Carneiro
Foto: Vandy Ribeiro/Seed

Buscando incentivar a sociedade a alcançar estudantes distantes do ambiente escolar, o Governo do Estado promoveu o movimento busca ativa escolar em alusão a criação do Território Federal do Amapá, na segunda-feira, 13.

A ação, intitulada "Fora da escola, não pode!", foi coordenada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), e contou com estudantes e gestores que se concentraram em dois polos, sendo um na zona norte e outro na zona sul de Macapá, realizando a busca ativa de estudantes com entrega de kits estudantis e palavras de incentivo para permanência no ambiente escolar.

Para o estudante do 3º ano da Escola Estadual Deusolina Salles Farias, Darlan Pereira Lima, a busca ativa foi fundamental para ele retomar os estudos.

“Estou muito orgulhoso de ter retornado à escola. Minha vida melhorou muito e essa ação foi fundamental para eu não desistir. Agora quero finalizar meu ensino médio e poder ter um bom futuro através dos estudos”, afirmou o estudante.

Segundo o diretor da Escola Estadual Deusolina Salles Farias, Elinaldo Farias, a participação das escolas no movimento é fundamental.

“Durante a pandemia alguns estudantes se afastaram da escola e com o movimento busca ativa, pudemos identificar e trazer estudantes, como o Darlan, de volta ao ambiente escolar. Precisamos motivá-los e mostrar que estamos interessados neles”, disse o gestor.

A secretária de Educação, Gorethe Sousa, acompanhou todo o percurso e afirmou a importância da estratégia do movimento busca ativa para a sociedade amapaense.

“Queremos envolver toda a sociedade na busca por crianças e adolescentes que estejam em risco, ou que já saíram da escola. A pandemia foi um grande agravante para essa evasão e a partir de hoje o busca ativa será um movimento permanente na educação amapaense”, completou Goreth.

A Seed disponibiliza um número de celular que será monitorado por técnicos onde qualquer pessoa pode informar que um estudante está afastado do ambiente escolar. Após o relato, o corpo técnico escolar irá visitar o ambiente familiar desse jovem e incentivar toda a família para o retorno à escola.

Quem tiver interesse em entrar contato pode mandar mensagem para o WhatsApp (96) 99121-9817.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá