segunda, 16 de março de 2020 - 13:39h
Empreendedorismo no ambiente escolar é tema de encontro de gestores escolares do Estado
Evento em parceria com o Sebrae Amapá aconteceu nesta quinta-feira, 16, e reuniu aproximadamente 90 educadores.
Por: Valdeí Balieiro
Foto: Erich Macias/Seed
Parceria entre Seed e Sebrae Amapá tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo nas escolas.

A educação empreendedora foi foco de um encontro promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed) na nesta segunda-feira, 16. O evento é desenvolvido em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) do Amapá e reuniu gestores e educadores pedagógicos.

O encontro trabalhou o empreendedorismo voltado às escolas que atendem estudantes do ensino médio, como é o caso da Escola Estadual General Azevedo Costa, localizada no bairro do Laguinho, em Macapá. A instituição adotou desde 2016 em seu plano político pedagógico a educação empreendedora e, segundo o diretor Josinei Moreira, se trata de mais uma ferramenta de formação ofertada ao estudante.

“Hoje podemos relatar nossa experiência sobre essa aplicação e, assim, podemos debater pontos importantes e trocar informações. Trabalhar essa temática é ajudar aquele aluno que deseja empreender ao sair da escola. Realizamos duas feiras de empreendedorismo e o que funciona deve ser fortalecido”, disse o diretor.

De acordo com a secretária adjunta de Políticas Educacionais da Seed, Neurizete Nascimento, a iniciativa promove a formação dos gestores e coordenadores pedagógicos com o objetivo de incentivar a aplicação do empreendedorismo nas escolas.

“São projetos-piloto de implantação do novo ensino médio que têm um de seus eixos estruturantes voltado ao empreendedorismo, além de atuar na elaboração e suporte do projeto de vida dos estudantes. Essa parceria é muito importante para o fortalecimento de trabalhar o empreendedorismo enquanto formação sustentável e inovadora, para que os alunos possam entender e utilizar todos os conhecimentos trabalhados através dessa parceria”, pontuou a secretária adjunta.

Para Denise Nunes, gerente de educação empreendedora do Sebrae-AP, a parceria construída com a secretaria de Educação tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo nas escolas obedecendo as normas do Ministério da Educação (MEC) por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Esse evento é muito importante porque trabalha com os alunos a política e as normas do BNCC. Então, como um dos eixos temáticos é o empreendedorismo, o Sebrae levará essa parceria adiante em favor dos nossos jovens, buscando neles a consciência dos seus papéis na sociedade”, finalizou Denise Nunes.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá