terça, 08 de maio de 2018 - 10:50h
GEA capacita educadores para atuarem em programa que incentiva a conclusão de estudos
Mais de 100 docentes participarão do ciclo de formação para o Programa de Aprendizagem no Amapá
Por: Paula Monteiro
Foto: Erich Macias

O Governo do Estado do Amapá (GEA) segue investindo na melhoria da qualidade do ensino público. Nos dias 8 e 9 de maio, mais de 100 docentes participarão do ciclo de formação para o Programa de Aprendizagem no Amapá (Paap). A iniciativa busca assegurar a conclusão dos estudos na idade recomendada e, assim, melhorar o fluxo, diminuindo a repetência, a evasão escolar e o abandono por meio do aprimoramento da qualidade de ensino.

O clico de formação está sendo realizado na Escola Estadual Professor José Firmo do Nascimento e no Centro de Educação Profissional Graziela Reis de Souza, ambos em Macapá. Após o encerramento, os docentes participantes multiplicarão a metodologia do programa aos formadores locais dos 16 municípios, compartilhando técnicas que vão ajudar no reforço da alfabetização dos alunos, para que eles ingressem mais bem preparados no ensino médio.         

O Programa de Aprendizagem consiste em uma ação conjunta assumida em regime de colaboração entre Estado e municípios que visa traçar uma única diretriz educacional que beneficie a alfabetização e o letramento dos estudantes. As ações visam aumentar os índices educacionais, garantindo uma educação sistematizada, intencional e progressiva, através do planejamento, do acompanhamento e da previsão de metas.

O Paap garante a formação continuada dos professores para que nenhum aluno fique sem saber ler e escrever nos anos iniciais do ensino fundamental até o 5º ano, alfabetizando 100% das crianças. Será trabalhada a equidade dos alunos amapaenses em língua portuguesa e matemática, entre outras áreas do conhecimento, reforçando a qualidade dos conteúdos aplicados em sala de aula.

Para o coordenador pedagógico, Ademar Lima, que será multiplicador no município de Porto Grande, o programa permitirá mudanças significativas na qualidade do ensino, começando pelo reforço na educação infantil. “Isso irá refletir em resultados positivos nos demais segmentos até o ensino médio. Precisamos aplicar novas práticas para fortalecer a educação no nosso estado”, frisou.

NEWSLETTER

Receba nossas notícias em seu e-mail ou celular.

EDUCAçãO - Secretaria de Estado da Educação
Avenida FAB, 96 - Cep: 68900-073, Macapá/AP
(96) 31312-200
seed@seed.ap.gov.br
Site desenvolvido e hospedado pelo PRODAP - Centro de Gestão da Tecnologia da Informação
2017 - 2024 Licença Creative Commons 3.0 International
Amapá