sábado, 25 de fevereiro de 2023 - 14:01h
Volta às aulas: Governo incentiva permanência de alunos da EJA com entrega de mais de 5 mil kits escolares
Estudantes de escolas estaduais e municipais vão receber cadernos, lápis, calculadoras, entre outros itens.
Por: João Marcos Chaves
Foto: Vandy Ribeiro / Ascom Seed
Estudantes da Escola Gabriel Almeida Café recebem seus kits

O Governo do Amapá incentiva a permanência dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na escola com a entrega de mais de 5 mil kits de material escolar neste início de ano letivo. Cada estudante recebe três cadernos universitários; uma calculadora de bolso; quatro canetas esferográficas; uma grafite; um lápis; e uma régua.

O benefício atende alunos de 74 unidades escolares estaduais e municipais. Para Cláudia Alves, que vai cursar da 1ª etapa da EJA na escola Professor Gabriel de Almeida Café, os itens vieram em boa hora.

"Faz a gente economizar e dá uma força de vontade pra gente não desistir", disse a jovem.

A secretária da Educação, Sandra Casimiro, pontua que os alunos da EJA têm, em sua maioria, uma rotina mais pesada, envolvendo trabalho e cuidados com a família, por isso todo o incentivo para que frequentem as aulas é importante.

"O nosso compromisso com esse público é redobrado, pois sabemos da luta diária de cada um, então nós, como Secretaria da Educação, ajudaremos no que for necessário para que esse estudante consiga concluir seus estudos”disse a gestora da pasta.

A aquisição faz parte de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Governo do Estado, com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Sobre as vagas para a EJA
Na rede estadual, ainda há vagas disponíveis para a EJA. As matrículas são feitas diretamente nas unidades de ensino. Para realizá-las, os estudantes precisam da seguinte documentação:

1. Certidão de Nascimento e/ou casamento;
  2. CPF e RG do estudante e do responsável;
  3. Documento oficial com foto do responsável do estudante menor de idade;
  4. Documento comprobatório de escolaridade anterior (histórico escolar ou ressalva, não obrigatório para estudantes que irão cursar o 1º ano do ensino fundamental);
  5. Comprovante de residência com CEP (na ausência, deverá ser apresentado a declaração de residência).