quarta, 28 de abril de 2021 - 19:55h
Kit Merenda em Casa: escolas da rede estadual iniciam entrega na ilha de Santana
Três unidades atendem estudantes na comunidade rural do segundo maior município do estado.
Foto: Vandy Ribeiro/Seed
Francilene da Costa Alves, 42 anos, recebeu o kit nesta quarta-feira, 28, na escola Osvaldina Ferreira da Silva.

Nesta quarta-feira, 28, a Secretaria de Estado da Educação (Seed) realizou a visita nas escolas da rede localizadas na comunidade da ilha de Santana, que atende mais de 600 estudantes e iniciou a entrega dos Kits Merenda em Casa nesta quarta-feira, 28.

A visita faz parte da iniciativa Circuito Educação, que atende as unidades escolares com o objetivo de aproximar e dialogar com a coordenação pedagógica e professores, além de inaugurar a sala de planejamento.

Na comunidade existem três escolas da rede estadual, a primeira unidade visitada foi a escola estadual Osvaldina Ferreira da Silva, onde estudam os dois filhos da autônoma Francilene da Costa Alves, 42 anos.

"É muito bom poder receber esse kit com alimentos. Além de contribuir com a alimentação saudável, garante o direito dos estudantes", afirmou a autônoma.

Estudante do 8° ano, Eduarda Pinheiro, de 13 anos, conta que o Kit Merenda complementa a sua alimentação e a de seus irmãos.

"Sabemos que o momento é difícil e que todo esforço da escola para nos ajudar e garantir as atividades e esse kit é importante. Meus irmãos e eu recebemos o kit e temos um complemento na nossa alimentação", contou a estudante.

Sala de planejamento

Durante a visita, foi realizada a entrega e apresentação da sala de planejamento e práticas pedagógicas aos coordenadores da escola Osvaldina. Gestores e coordenadores pedagógicos das três unidades escolares da ilha de Santana participaram de um encontro para conhecer o espaço.

Para a coordenadora Jacira Maria da Silva, de 60 anos, o maior desafio ainda é trabalhar com o uso de tecnologia, mas que tem buscado aprendizado para fortalecer e contribuir com a educação na sua escola.

"Nesse período de pandemia tivemos que enfrentar muitos desafios, mas não fugimos deles. Se não sabíamos mexer com tecnologia, então pedimos ajuda até aprendermos. Como coordenadora tenho que aprender, mas a dificuldade não nos vence quando sabemos o que temos que fazer para nos ajudar e ajudar os professores", contou a coordenadora pedagógica.

O espaço é destinado à elaboração e organização das práticas pedagógicas no ambiente escolar contando com a participação de todos os membros da comunidade.

"Nosso cuidado é com a educação, com a aprendizagem. Esse compromisso passa desde a formação dos professores e estratégias para desenvolver a aprendizagem ao cuidado com os estudantes. Essa sala cumpre um papel importante nesse processo e é mais um benefício para a escola", disse Goreth Sousa, secretária de Estado da Educação.

Escola Levindo Alves dos Santos

É uma escola ribeirinha localizada na comunidade do Cachoeirinha na Ilha de Santana. Atualmente, ela conta com um quadro de 16 professores e atendem 201 estudantes.

Escola Nossa Senhora de Nazaré

A unidade escolar fica na parte mais interna da ilha. De acordo com a direção, nela são atendidos mais de 180 estudantes e possui um quadro docente com 15 educadores.

"Acho muito importante essa aproximação da Secretaria com as escolas. Temos desafios, mas também temos possibilidades que podem ser construídas através dessa parceria", Milerne Gomes, diretora da escola.